domingo, 28 de agosto de 2011

Estiva/MG terra do morango?



Por Guilherme Abraão

A principal atividade econômica de Estiva/MG, é agricultura, o nosso principal produto é o morango, abastecemos os grandes mercados atacadistas do Estado, e ainda atendemos a outras regiões do país, em destaque o estado de São Paulo.

Nosso Município tem uma das maiores concentrações do cultivo, são mais de 250 hectares e produtividade média de 30 mil quilos por hectare. A trajetória de crescimento da cultura teve início em 1958, quando horticultores do Sul mineiro, que vendiam hortaliças em São Paulo, trouxeram mudas e plantaram na comunidade Vale do Rio do Peixe, em Estiva, introduzindo no Estado as primeiras variedades da fruta.

Minas Gerais responde por quase 55% da produção nacional, gera aproximadamente 26 mil empregos e envolve 5.900 produtores na atividade, a região do sul de Minas é a grande responsável por estes números.

A produção desta deliciosa fruta vem maciçamente do suor de pequenos agricultores, verdadeiros heróis, que tão duro para garantir o sustento da família, entretanto, infelizmente grande parte dos lucros ainda ficam com os “atravessadores”.

Ao longo dos anos, desde as primeiras lavouras, isso a mais de 50 anos, muita coisa se alterou. Um grande avanço foi a democratização do uso de tecnologias de gotejamento e fertirrigação, com utilização de túneis que garantem índices de produtividades excepcionais, alcançadas também graças às variedades novas que são adquiridas de laboratórios de biotecnologias, inclusive de outros países, como o Chile.

Na outra ponta deste crescimento, os destaques são e continuam sendo as linhas de crédito (que tem ajudado a fortalecer a agricultura familiar em nosso país, com fartos recursos disponibilizados principalmente pelo Governo Federal, nestes últimos 8 anos do governo LULA, antes vale uma observação; nos anos de FHC alguns programas até existiam, porém, os recursos eram poucos e limitados, quase não chegavam nas mãos dos pequenos.

Nossos agricultores (as) estivenses já receberam mais de 10 milhões em créditos vindos do programa PRONAF. Também foram beneficiados com centenas de ligações do programa LUZ PARA TODOS que ajudaram a melhorar a vida e aumentar seus ganhos com as lavouras de morango e felizmente impulsionam toda economia local.

Foto de Roberto Hunger


Bem, chega de dados vamos ao título deste texto

Será que realmente nosso Município é a tal Terra do Morango como algumas pessoas dizem? É bom lembrar que alguns destes mesmos falantes afirmam que os problemas de Estiva (o desemprego em especial) seriam resolvidos com a instalação de uma fábrica, mas, sejamos francos, temos condições de recebermos fábricas? Somos capazes de competir com distritos indústrias como de Pouso Alegre e Extrema?

Está mais que na hora de deixarmos esta “ilusão” que fábricas resolverão nossos problemas, afinal, nossa vocação nunca foi e dificilmente será esta, temos que, de uma vez por todas, assumir que nossa verdadeira vocação É A AGRICULTURA E O TURISMO!

Uma fábrica de pequeno porte até seria bem vinda, porém, antes de qualquer coisa temos que fortalecer a agricultura e o turismo em nosso Município, afinal, temos lugares lindos e uma das rotas mais importantes do turismo que é o Caminho da Fé cortando nosso Município, e infelizmente pela falta de planejamento não temos um ponto de informações ou de venda de produtos típicos da cidade, e uma infinidade de outras ações que iriam fortalecer esta importante atividade econômica que é diariamente desprezada por nossos (as) administradores (as).

Um único exemplo para ilustrar; Estiva deixou de fazer parte do Circuitos Serras Verdes porque não pagou, ficou devendo vários meses até que foi desligada para não dizer expulsa...


E a agricultura?



Não é atoa que usei e repito e expressão: NOSSOS AGRICULTORES SÃO VERDADEIROS HERÓIS! Afinal, mesmo com todas as adversidades eles constroem este Município há anos e não são reconhecidos e valorizados como deveriam de ser!!!

Quando chove, nossas estradas vicinais e suas pontes impossibilitam o escoamento da produção, inúmeros produtores (as) retiram grande parte de sua produção nos próprios braços. Nossa única patrulha agrícola adquirida a mais de 10 anos nunca foi corretamente utilizada, um trator que a Prefeitura usa em seus serviços gerais cujos implementos estão abandonados ao tempo no fundo do Estádio Municipal.

E a tal secretaria ou diretoria de Agricultura?

Ela já virou piada, foi e é promessa de campanha política de muitos que passaram e estão governando a cidade. Porém, até hoje não foi criada, isso mostra como nossa agricultura é apoiada e incentivadas pelo poder público local, que não se assume e com isso deixa de potencializar nossa principal vocação.

Com tantos recursos recebidos estamos perdendo o bonde histórico, e a culpa é totalmente de nossos (des) governantes que não respeitam nossos heróis, mas, certamente bateram em suas portas e farão promessas mentirosas novamente no próximo ano.


E o Festival do Morango?

O modo como é organizado nosso principal evento demostra claramente de que forma o Poder Público local apoia nossos agricultores, afinal, se a festa leva e tem esse nome é graças a homens e mulheres que se sacrificam de sol a sol para produzir o fruto que movimenta nossa economia.

E mais fácil ganhar na Megasena do que ter acesso às prestações de contas das edições que são financiadas com dinheiro público, mesmo que a população “banque” a tradicional festa, ela paga duas vezes, uma vez que é necessário adquirir os ingressos, que são caríssimos para realidade local, sem falar dos gostos duvidosos das atrações artisticas, com cachês astronômicos de artistas que as vezes são pouco conhecidos no cenário nacional.

Aqueles que (des) organizam nosso principal evento deveriam ter mais cuidado e responsabilidade com o dinheiro público ou pelo menos ter a coragem de prestar contas, ou será que estamos pedindo muito?

Pedir para cumprir as leis é um desrespeito às autoridades ou é uma obrigação delas, às vezes temos dúvidas quando recebemos respostas displicentes e pouco verdadeiras de nossas autoridades, afinal por que escondem informações que são públicas? Qual o risco de falar a verdade ou assumir os erros?

O objetivo principal deste evento não é gerar lucros e sim levar diversão, lazer, conscientização e cultura aos munícipes. Por que a festa não é realizada sem cobrar ingressos, já que é a própria população que financia o evento através de seus impostos, e acaba pagando duas vezes?


E não temos do que nos orgulhar?


Temos sim, graças à coragem de alguns agricultores que pensam à frente de seu tempo hoje temos em Estiva uma associação de produtores de morango – AME, são mais de 40 associados.

Eles comercializam sua produção com uma grande rede de supermercados do Vale do Aço, percorrem mais de mil quilômetros para entregar sua produção. Esses guerreiros também desenvolvem vários projetos de proteção ambiental no Município, como a coleta de vasilhames de defensivos, e recentemente a campanha de pilhas usadas, que tem inúmeros pontos de coletas na cidade.

Falta apoio e respeito a esta importante organização, se tivéssemos pessoas competentes a frente de alguns setores do poder público local a AME poderia ser uma grande parceira no fortalecimento e capacitação de nossos agricultores.

Outro belo exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), foram comercializados quase 100 mil reais em alimentos no Município, estes alimentos vem de pequenos agricultores e são distribuídos pela AME as escolas das redes municipais e estaduais de Estiva/MG, isso ajuda toda sociedade, desde aqueles que produzem e vendem, os que irão comer e a própria Prefeitura que economiza na merenda escolar, mais saudável e de qualidade, e por fim ajuda a dinamizar as culturas locais, uma vez que temos condições de produzir muito mais que morango.


E o “galpão do produtor”?



Agora só para localizar a falta de compromisso com os agricultores de nosso Município por parte da Prefeitura local, um triste exemplo que fica as margens da rodovia Fernão Dias e em uma das entradas de cidade.



Um grande barracão foi construído, depois que o Município, perdeu por mais de uma vez o prazo para entregar documentos para liberar recursos para construção de um Museu do Morango, por fim, depois a Prefeitura acabou conseguindo o tal recurso e a obra teve inicio, agora, que estamos em agosto, fazem quase 8 meses que a obra esta pronta e ainda não foi entregue a população, quem será que o senhor prefeito esta esperando? Será alguns dos seus “apoiadores” que só aparecem na cidade às vésperas das eleições para usurpar nossos votos e depois se escondem em BH e DF?




Falando na tal obra, é importante lembrar que ela infelizmente tem sérios erros arquitetônicos, e que eles comprometeram a infraestrutura do espaço. Um deles (talvez o principal de muitos) é que o tal “galpão” não possui entrada lateral, assim, nenhum veículo poderá carregar ou descarregar dentro do espaço...




Mas, será que ninguém percebeu esta falha durante a construção ou fizeram de proposito para depois ter que quebrar e colocar um portão lateral, gerando assim novos gostos aos cofres públicos e novos contratos com empreiteiras?

Será que esqueceram mesmo ou foi de propósito, que engenheiro acompanhou a execução da obra??

Não era para ter um portão para entrada de veículos?

Onde fica a entrada lateral?


Este texto é apenas um desabafo de alguém que AMA ESTIVA, reconhece e acredita firmemente na grandiosidade do potencial agrícola e turístico de nosso Município e esta cansado de ver a falta de respeito e atenção aos nossos verdadeiros HEROIS E HEROINAS!

Fontes:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/agricultura/3483-minas-e-um-dos-maiores-produtores-de-morango-minas-e-um-dos-maiores-produtores-de-morango

http://megaminas.globo.com/2011/07/21/cultivo-de-morango-em-minas-gerais-sera-destaque-no-51-congresso-de-olericultura

13 comentários:

  1. posso postar no meu face ?????tiro as palavras da minha boca....quase chorei ....muito bom ....parabens estamos juntos na luta e so chamar ...pode contar comigo
    abracos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, gostei muito do texto. Infelizmente é isso mesmo que acontece com Estiva.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. É isso tudo mesmo! E ainda é ridícula a arquitetura do tal barracão, se é que houve um projeto de arquitetura, né. Só enfeiou a entrada da cidade. Quem tiver meios dê um olhada no projeto do "Museu do Morango", e façam comparações. É incomparável...

    ResponderExcluir
  4. é tem muitos erros ortograficos e ilusorio mas ate q o texto é bom...

    ResponderExcluir
  5. O que realmente importa, não errar ou sonhar?

    ResponderExcluir
  6. é falar falar e não fazer nada realmente é interessante...

    ResponderExcluir
  7. Vamos com calma né galera, o cara que fala que tem muitos erros ortográficos e escreve "Ilusorio" ta de brincadeira né.?!!
    Agora o outro falar que o autor do texto não faz nada tbm é brincadeira né!!!

    E sinceramente todos deviam sair do anonimato para postar por aqui, do que vcs se escondem? de vcs msm?

    Não conseguem assumir seus defeitos?
    E as práticas onde estão?

    Este texto só é um pequeno questionamento do que está por vir...

    Saudações!!!

    Paz e bem a todos!

    ResponderExcluir
  8. q isso renan vc ja consultol o dicionario? ilusorio esta correto sim meu camarada...isso pq vc é estudante né... e o q o guilherme faz? vcs só sabem falar e sonhar...eu tbm acho a atual administração de estiva uma pouca vergonha, só vcs ficam aí falando, questionando mas tbm não fazem nada, só sabem falar bonito e sonhar...vão trabalhar q vcs fazem mais negocio...

    ResponderExcluir
  9. E ai "camarada" como se escreve a palavra consultol ou é consultou?

    E dicionário?...paremos com isso!

    Estiva seria outra se tivessemos mais Renans e Guilhermes...Parabéns pela corangem!

    É fácil tentar desviar o foco do assunto, falando em erros de escrita, e assim, deixar de lado os pontos centrais do texto.

    E estudar não é uma forma de trabalho?

    E vc "camarada", trabalha e deixar o Júnior e sua trupe meter a mãos em nosso dinheiro ou vc tbm faz parte dela?

    ResponderExcluir
  10. êta pouca vergonha é esta admistração do JR, amigos e familiares....
    êta povinho besta este que votou neste cara...

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkk

    Existem muitas formas de trabalho "camarada" mas com certeza que trabalhar como a atual administração de Estiva eu não vou!!!

    Paz e bem "Camarada"

    ResponderExcluir
  12. Dizer que Mostra de Cinema, Semana do Meio Ambiente, Projeto Arco Íris, Natal Solidário entre outros é não fazer nada? E vcs senhores anônimos o que fazem pela sua cidade além de falar mal de erros ortográficos???

    (Esta é minha opinião sobre os comentários anônimos, que aliás detesto como já disse antes no blog da mostra, não deixei aqui minha opinião sobre o texto e as críticas ok?)

    Abraços de muita luz,

    ResponderExcluir
  13. Primeiro que vc nem postura de assumir quem vc é vc tem né... Mas te convido a vir aqui onde eu moro conhecer meu trabalho.. ou pelo Brasil a fora nas representações nacionais!!!


    A Partir de agora só ficarão postados comentários que estiverem assinados!

    Nada mais justo com todos que se expõe né?!

    ResponderExcluir