segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Prefeitura de Estiva/MG destrói milhares de livros

Por Guilherme Abraão

Em 2009 o Município de Estiva/MG foi contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura - Edital FEC 01/2009. O projeto aprovado no valor de R$ 127.000,00 (cento e vinte e sete mil reais) foi para construção de um prédio novo e próprio para instalar a Biblioteca Municipal.



Breve histórico do caso

Desde o inicio do atual governo municipal em 2005, a precária Biblioteca que ficava no antigo prédio onde hoje esta sede do Poder Legislativo Municipal foi temporariamente transferida para uma sala no “Centro Comunitário Tia Dita”.

Em 2009, veio à aprovação do FEC 01/2009, no ano de 2010 começou as obras do prédio da Biblioteca, o terreno é bem localizado e fica nos fundos do Banco do Brasil. A empresa contratada tinha 180 dias para dar inicio e entregar a obra. Todos nós sabemos que prazos para obras em nosso país é uma piada, estamos no fim de 2011 e até agora, o prédio esta pronto e vazio, mas, onde estão os livros?


Livros?

No fim do ano de 2010, “alguém” determinou que os livros que estavam provisoriamente no Centro Comunitário fossem guardados em caixas de papelão. Depois de condicionar todo o acervo, as caixas foram divididas, os livros mais novos foram deixados ondem estavam, os outros livros, mais de 3 mil, foram levados sem o menor cuidado para uma “salinha” no prédio o antigo da Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.



A tal salinha que fica no fundo do corredor ao lado do berçário, não tem ventilação, o espaço é estreito e pequeno, não tem nem 2 m2, o odor é forte, as caixas com milhares de livros, alguns até mesmo em pacotes fechados estão lá a quase um ano, abandonados e apodrecendo, triste fim para obras clássicas e raras. As águas das chuvas escorem pelas paredes e molham as caixas com os livros, muitas caixas estão podres...


Prédio novo sem nenhum livro novo

Mesmo com tanto abandono e desrespeito a coisa pública, neste caso livros que ajudaram a alfabetizar, a levar conhecimento e cultura a milhares de cidadãos estivenses, o governo estadual e federal tem enviado livros à “biblioteca”, sempre em pequena quantidades, entretanto, desde o inicio do governo do Sr. Gualberto, ele não adquiriu nenhum exemplar, nem sequer um gibi da turma da Mônica, nestes quase 8 anos, infelizmente ou tragicamente não correu nenhuma licitação para comprar livros para fazer parte do acervo municipal.



Talvez, pior do que não comprar livros, é deixar os existentes apodrecer. Esta trágica situação só reforça e comprova que o atual governo municipal não tem a educação como prioridade, uma vez que não adquiriu nenhum livro e ainda foi capaz de abandonar e deixar apodrecer quase todo acervo que levou anos para se formar, uma perda quase irreparável!



Quem será que eles estão esperando?

O prédio da nova biblioteca esta pronto, isso é o que percebemos ao passarmos pela calçada, e isso já faz alguns meses, mesmo assim eles não entregam este importante equipamento publico, mesmo que seja para ficar vazio é melhor do que deixar fechado e os livro se acabando em uma sala do SCMNSF.


A população merece uma atitude imediata, uma biblioteca descente com livros em boas condições e ambiente adequado a leitura. De que adianta um prédio vazio e livros apodrecendo enquanto a comunidade carece de cultura e boa informação? Até quando o descaso com a educação vai imperar em Estiva?"

Um comentário:

  1. A Luta é para se juntar livros,para que muitos tenham acesso á literatura á um mundo de conhecimentos, histórias fantásticas e fictícias, o mundo da fantasia, a imaginação proposta pelo escritor em páginas e capitulos. O Que vejo no momento é totalmente o contrário, pelo que me consta devemos salvar os livros e não destruilos ou simplesmente deixar que isto aconteça,parabéns ao Blog Eco social por esta denúcia grave, Senhores, autoridades Municipais isto é um pedido para que salvem estes livros já, antes que seja tarde!!!!

    ResponderExcluir