sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Descaso total.....




A música parou e a Banda esta muda

Por GUILHERME ABRAÃO

A história da Sociedade Musical Estivense em alguns momentos se confunde com a própria história de Estiva/MG. Pois ao longo dos anos foram centenas de apresentações alegrando, emocionando a todos e elevando o nome de Estiva nos mais variados eventos e ocasiões, como por exemplo; nos aniversários da cidade, em inaugurações de obras, e em apresentações e encontros em outras cidades.

Mesmo com todo seu histórico e importância a música parou e nossa Banda esta muda, já não bastasse isso o que mais me impressiona é ver que dezenas de instrumentos estão literalmente jogados/amontoados, como se fossem ferro velho a espera de reciclagem.







 As pessoas que ficaram responsáveis por guardar e zelar pela conservação dos instrumentos acabaram se esquecendo de que eles possuem um valor financeiro em alguns casos extremamente alto, mas mesmo que os valores forem irrisórios não poderiam deixar de lembrar do mais importante, o valor histórico e cultural imensurável que os instrumentos possuem para nossa cidade, pois foram não só coadjuvantes mas em alguns casos ate mesmo protagonistas de muitos momentos importantes para Estiva/MG.





Gostaria de saber da Administração Municipal de Estiva/MG e em especial da Secretaria de Cultura, o porquê dos instrumentos estarem armazenados de forma incorreta? Pois é fácil notar o quão frágil eles são e por este motivo deveriam receber atenção e cuidados especiais. Ainda mais sabendo que foi extremamente difícil a aquisição e a estruturação da Banda, para agora eles serem abandonados e virarem vitimas de um tremendo descaso com a história da Sociedade Musical Estivense.





Como podemos ver nas fotos os instrumentos foram lançados a própria sorte, entre ratos, pombos e as águas que escorrem das paredes, já que o local escolhido pela Administração Municipal para armazena-los também esta em péssimas condições de conservação, demonstrando ai mais um descaso com a coisa pública por parte do poder público municipal.

Diante da gravidade do problema, penso e defendo que todos aqueles que algum dia tiveram a honra de ouvir ou fazer parte da Banda, teriam o direito e até mesmo o dever de zelar pela memória, pela história, pelo patrimônio cultural de nossa cidade, como preferirem, já que Administração Municipal deu provas de ser incapaz ou ate mesmo não achar importante zelar ou se preocupar com isso.




Por fim, proponho que alguém que tenha conhecimento musical e disponibilidade, catalogue os instrumentos, analise o tamanho do estrago que o descaso da Administração Municipal acarretou, para posteriormente os mesmos serem guardados em um local adequado, mas longe dos (mal)cuidados da Administração Municipal, sugiro que até mesmo os próprios membros da Banda cadastrem e fiquem em poder de seus respectivos instrumentos.





Espero profundamente que ainda tenhamos tempo para salvar não só os instrumentos, mas a história, antes que eles acabem sendo reciclados como simples latas de refrigerante, pois do jeito que estão (des)cuidando deles, infelizmente será isso que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário