sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012



Nossa patrulha agrícola

Por Guilherme Abraão 

                Em uma cidade como Estiva/MG, onde a base econômica advém da lida da terra, sendo praticada maciçamente por pequenos agricultores que retiram da terra o sustento da família,  em grande parte através do cultivo do morango. Esses homens e mulheres constroem diariamente nosso Município, faça sol ou chuva eles estão na “roça” garantindo a circulação de divisas financeiras que movimentam nossa economia.  E em contra partida, o que eles recebem das autoridades locais, em especial da Prefeitura Municipal?
              Nossos agricultores não podem reclamar, afinal, todos têm boas estradas, elas recebem manutenção em todas as épocas dos anos, nossas pontes são seguras, as entradas das casas e das lavouras de nossos agricultores são constantemente  melhoradas, com tudo isso fica fácil escoar a safra (principalmente nos períodos de chuva), dessa maneira a produção é barateada e os lucros aumentam em toda cadeia produtiva do morango!  
            Os agricultores não precisam pedir nada afinal temos uma secretaria de agricultura e meio ambiente, ela está bem estruturada, possui técnicos e profissionais capacitados, também existem politicas públicas que ajudam a fortalecem a principal fonte de renda local, por fim todos os agricultores que precisam podem utilizar nossa patrulha agrícola que esta em pleno funcionamento há anos! 




              Os parágrafos  acima  não condizem em nada com a realidade da agricultura local, é apenas uma triste ficção da realidade vivida por nossos agricultores, afinal, não temos quase nada do que está  escrito acima. E a cada eleição as promessas se renovam e o povo iludido vota em políticos descompromissados e que não elencam a agricultura como prioridade de governo, seus planos e palavras ficam apenas no papel.
             
                 Toda esta situação é uma tremenda contradição, afinal, nossa maior/principal fonte de renda vem da agricultura e, a estruturação deste setor seria algo natural e basilar dentro de uma administração pública, uma vez que nossa vocação  econômica é a agricultura, no entanto, isso não acontece em Estiva/MG!
           


            Bem, poderia escrever aqui sobre os vários pontos que citei no segundo paragrafo acima, porém, vou me ater ao último ponto: patrulha agrícola. Todos sabem que a Prefeitura de Estiva/MG possui um trator e equipamentos como: colheitadeira, plantadeira, arado etc...Estes equipamento foram adquiridos no governo do então prefeito Agênicio de Oliveira (1997/2000).  Desde de então, passaram pela prefeitura o prefeito Luiz do Maíco (2001/2004) e o atual prefeito João Gualberto(2005/2012), nenhum deles implementou efetivamente a patrulha agrícola.

A patrulha poderia ajudar muito nossos agricultores, principalmente os pequenos, eles iriam deixar de gastar com certos serviços que seriam realizados pela patrulha agrícola, inúmeros seriam os benefícios e ao fim a agricultura local seria fortalecida!

           
                 O atual prefeito prometeu em campanha que iria comprar mais veículos para aumentar a frota da patrulha agrícola, tampouco, foi capaz de colocar em funcionamento a patrulha existente, quiçá adquirir novos veículos. O veiculo trator sempre foi utilizado para fazer serviços que não tem relação com seu objetivo final. Agora, o que mais revolta e entristece é que os outros equipamentos foram abandonados, alguns tiveram partes furtadas, afinal, o Prefeito Gualberto foi incapaz de cumprir suas palavras, talvez, diante da falta de planejamento(...).



Sabemos e reconhecemos que a administração municipal tem muitas limitações e dificuldades, mas, afinal, por que, ao longo destes 8 anos, algo tão essencial em uma cidade agrícola como a nossa, não foi materializada, será que não precisamos de um departamento ou secretaria para cuidar deste setor tão importante, foram dois mandatos, e neste tempo faltou competência para resolver este gargalo! O que será que faltou: tempo, vontade ou a agricultura não era sua prioridade?
              Depois de tantos questionamentos e revolta diante de mais um desrespeito com a coisa pública praticados pelo atual (des)governo, e para quem é como São Tomé, ficam as imagens que foram feitas no fundo do Estádio Municipal nos primeiros dias do ano de 2012 é só ir lá e conferir.
           Por fim, afirmo que abandonar e deixar seus equipamentos apodrecer no tempo como estão é pior do que não implementar efetivamente a patrulha agrícola, e parafraseando uma amiga; tudo isso é uma tremenda lástima!

*Guilherme Abraão, é  eleitor estivense, ambientalista, estudante universitário do curso de direito da PUC Campinas/SP.



P.S
Tenho acompanhado a assunto há anos, em 2010 fiz algumas fotos, quando voltei no começo de 2012, não encontrei alguns implementos, tais com: a rotativa, a lâmina, a distribuidora de calcário, o guincho e a grade niveladora, onde será que eles foram parar? Será que estão bem guardados em outro local ou estão sendo usados por consanguíneos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário